Pela Abertura da Biblioteca já! – pois o perfil socioeconômico dos alunos da UNIPAMPA deve ser considerado como um condicionante para que o serviço de biblioteca seja considerado ESSENCIAL!
Pela flexibilização dos prazos de entrega do projeto de TCC e do TCC! – com a biblioteca fechada, estamos todos prejudicados, e os alunos em fase de conclusão dos cursos estão de mãos atadas;
Pelo abertura do edital do Programa Bolsa Permanência! – que os motivos de evasão discente na unipampa não sejam a negação de um direito que é dos ALUNOS! Então, multidão indignada, no dia 29/05 tragam seus livros empunhados em mãos, um agasalho ou um kg de alimento (dado que com a greve e o NUDE parado, não há previsão de abrir o edital de Bolsa Permanência), cartazes e apitos.
Estaremos confeccionando os cartazes a partir das 18h, porém o ato será às 19h.
TODOS JUNTOS VAMOS MOSTRAR QUE A NOSSA UNIPAMPA PODE MAIS!
2014: OCUPA UNIPAMPA (26/02/2014)
"A Unipampa Livramento está ocupada, como forma de protesto frente ao descaso da reitoria para com a categoria discente e comunidade acadêmica de todos os campi, também em apoio aos colegas que ocupam a Reitoria em Bagé. Durante os dois dias de ocupação vão rolar debates e atividades culturais no campus. #OcupaUnipampa."
A ocupação e a paralisação das aulas deu-se através de uma Assembléia Extraordinária da qual compareceram 94 estudantes foram apresentadas as seguintes ações durante a assembléia:
- Documento de apoio elaborado pelos Diretórios Acadêmicos em prol da Ocupação da reitoria em Bagé.
- Documento informativo com as demandas prioritárias do campus Santana do Livramento.
- Deliberação por paralisação das aulas nos dias 26/02 e 27/02, com realização de atos culturais.
A programação contou com atividades culturais (exibição de filmes sobre as ações do Movimento Estudantil), confecção de cartazes, elaboração da lista de desejos, elaboração de paródias, palestras sobre diversos temas (feminismo, movimento estudantil, golpe militar de 1964) e a improvisação de um restaurante universitário como forma de reivindicação por sua ausência em diversos campus da Unipampa.
Peguem seus ventiladores, vistam suas roupas de banho, levem cartazes, apitos, sua indignação e vamos fazer barulho por melhorias na nossa UNIPAMPA!
De acordo com a demanda a indignação da maioria em relação ao nosso campus à respeito da climatização das salas de aula aqui vai a real: Nós só estamos nestas condições, pois a reforma elétrica, que é pauta principal nas reuniões de infra estrutura realizadas devido sua urgência, tem de ser realizada pra ONTEM! Sem essa reforma o nosso prédio, que já é precário, apresenta riscos à todos que o habitam.
Como já nos serviu de exemplos recente a faculdade federal da Bahia - que lutaram pela climatização nas salas de aula - e, a faculdade federal de Pelotas - que lutou pelo preço fixo no R.U. (R$2,00) e pela opção vegetariana - já está mais do que claro que nós, desempenhando o papel de estudantes, devemos nos unir e reivindicar por nossos direitos!!! E juntos, somos mais fortes e temos maior representatividade! Quem se atreve a ficar fora dessa?
Estaremos realizando uma reunião no dia 21/01 às 18h para conversarmos a respeito da mobilização, estão todos convidados! Compareçam!
A intervenção já tem o dia certo: 24/01 divulgaremos o horário.
Vamos já começar o 2014 com muita luta e garra e vamos lutar pela visibilidade e valorização do nosso campus!!!!
Eu acredito na ação coletiva para melhorar a nossa situação. E vocês?
Coisa mais linda de se ver!!! |
VAMOS MOSTRAR QUE O 2014 VAI SER UM ANO DE MUITAS LUTAS E CONQUISTAS!
VÍDEOS:
Eu protesto! [REFORMA ELÉTRICA]REFORMA ELÉTRICA APOIADORES
Protesto Reforma elétrica já!!! [A plateia]
Evento no Facebook
2013: MORADIA ESTUDANTIL JOÃO DE BARRO
Depois de mobilizações dos alunos, a UNIPAMPA Santana do Livramento/RS teve a primeira moradia estudantil do programa João de Barro, inaugurada dia 06 de Setembro de 2013. Segue o link das notícias e os vídeos.
NOTÍCIAS & VÍDEOS:
PORTAL NOTÍCIAS UNIPAMPA (Moradia)
PRAEC INFORMA (Moradia - pt 1)
PRAEC INFORMA (Moradia - pt2)
BAGUNÇA GERA BAGUNÇA
Pacífica, ordeira, direcionada e carregada de convicções. Assim pode ser definida a paralisação iniciada na noite de ontem pelos acadêmicos dos quatro cursos de graduação em atividade atualmente no campus da Unipampa - Universidade Federal do Pampa, em Sant'Ana do Livramento. Desde as 21h de ontem, os alunos paralisaram as atividades e reivindicam melhorias no campus que foi o primeiro, entre os dez existentes no Rio Grande do Sul, a ser adquirido desde a existência da universidade.
Os alunos dos cursos de Ciências Econômicas, Relações Internacionais, Administração de Empresas e Gestão Pública pediam a presença da reitora Maria Beatriz Luce, para solicitar agilidade nos processos de reformas e ampliação do prédio centenário. Entre as propostas pedidas pelos estudantes está a disposição de mais livros na biblioteca. Segundo o secretário de Assuntos Estudantis Sérgio Cidade, os alunos que trabalham na área da pesquisa, têm dificuldade para encontrar livros específicos em função da defasagem neste setor. Outro ponto levantado pelos manifestantes é a estrutura atual, que segundo os estudantes, não comporta a demanda das atividades acadêmicas.
A reitora havia confirmado sua presença ontem no Campus Livramento para o lançamento do livro, porém cancelou este compromisso, sendo este mais um motivo pela manifestação dos alunos.
FONTE: Falando sério agora
VÍDEOS:
Manifestação pt 1
Manifestação pt 2
Manifestação
Nenhum comentário:
Postar um comentário