Curta nossa Página:

quarta-feira, 4 de março de 2015

PELO DIREITO DE TRABALHAR E ESTUDAR!

Bandeira elaborada pelo coletivo feminista Margaridas de Jaguarão/RS
O Diretório Acadêmico de Administração vem por meio desta declarar total repúdio a retificação do edital nº 41/2015, referente ao Plano de Permanência, o qual excluiu o item 1.5 relacionado ao Auxilio Creche. 

Nos dias de hoje a realidade social em que vivemos é completamente oposta a que vivíamos anos atrás onde o papel da mulher era apenas de reprodutora, mãe de família, mulher do lar, submissa apenas aos deveres.
Hoje a mulher é trabalhadora, representante política, mãe (e muitas vezes 'pai' também), estudante e dentre outras atribuições.
As 24h do dia tornam-se insuficientes para uma mulher, mãe, estudante e trabalhadora - ainda mais no caso de ser mãe solteira - e sabemos muito bem que essa é uma realidade que abrange a nossa universidade em vista o perfil socioeconômico dos nossos estudantes e através da comprovação de pesquisas realizadas pela ANDIFES (2011) em que apontaram que 68% dos trancamentos da matrícula nas universidades são por licença maternidade.
Porém, mesmo as mulheres ocupando mais da metade das vagas nas universidades federais (57,5% dados retirados do INEP/MEC) são elas as que mais são incidentes no atraso de conclusão do curso.
Levando-se em consideração estes fatos, os coletivos feministas existentes nas unidades da UNIPAMPA (coletivo Livra Elas, coletivo Margaridas e o coletivo Atena) pautaram em suas lutas a creche universitária onde conforme aprovação no CONSUNI teve o direito concretizado no edital de 21 de Fevereiro de 2015 do qual oferecia um subsidio no valor de R$ 80 que incluía crianças até 05 anos, 11 meses e 29 dias, o auxilio creche. 
Entretanto em menos de 10 dias o edital em questão sofre retificação com a retirada do auxilio creche, sem maiores esclarecimentos, deixando os estudantes indignados e desvalorizando a luta do movimento estudantil que durou dois anos pela conquista desse direito. 
O Movimento Estudantil Unificado já tem demonstrado sua indignação diante a atitude afrontosa da retirada do auxilio creche do plano de permanência.
Fica aqui registrado que o Diretório Acadêmico de Administração e demais estudantes militantes da causa não vamos nos calar perante o retrocesso e o desrespeito ao Movimento Estudantil! VAMOS A LUTA, AVANTE!

QUER PARTICIPAR DESSA LUTA? SE LIGA AÍ

Estamos em luta pelo auxílio creche na UNIPAMPA/RS, este auxílio foi EXCLUÍDO do edital de bolsas permanência o que esta gerando muitos protestos e descontentamento na comunidade acadêmica. Precisamos de AJUDA para fazer com que os olhares sejam voltados a esta importante LUTA SOCIAL que ira beneficiar as mulheres em vulnerabilidade. Para ajudar enviem cartaz para nossa página Coletivo Margaridas, com "Sou mãe/pai/trabalhadora e eu apoio a creche na Unipampa" e uma reclamação/denúncia na OUVIDORIA, tanto estudantes como não estudantes podem enviar seu recado. O site é ouvidoria unipampa

Mande sua foto para a página do Coletivo Margaridas no facebook: 










Há-braços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário